terça-feira, 26 de maio de 2009

PASTORAL DO MENOR DE ALAGOINHAS : Síntese do relatório das atividades de 2008


Falando da Pastoral do Menor de Alagoinhas (PAMA), Pe. Freddy ressaltou que esta pastoral só tem peso aqui na cidade de Alagoinhas; que só está ligada à Diocese por ser ele, como padre, que está à frente e que a responsabilidade diocesana é só moral; pediu mais empenho da Diocese. Lamentou que há mais ou menos um ano e meio não se faz um encontro diocesano; queixou-se por não ter respaldo das paróquias, apesar problemas envolvendo crianças e adolescentes em todo o território da Diocese.
Mesmo enfrentando essas dificuldades, Freddy afirmou que está disposto a continuar o trabalho; lembrou que vai haver um encontro da PAMA nos dias 15, 16 e 17 de maio próximo, no Centro Diocesano de Alagoinhas; pediu que fosse enviado um representante por Paróquia, movimento e instituição.

Atividades da PAMA

A Pastoral do Menor de Alagoinhas atua em vários projetos:

Arte Pela Vida – Este projeto tem como objetivo possibilitar aos adolescentes em situação de desestruturação familiar o acesso a atividades artístico-culturais, tendo em vista o reconhecimento dos próprios desejos e dos grupos de pertencimento, fundamental ao processo de (re) construção de identidade. Neste ano, 88 adolescentes foram matriculados. Houve algumas desistências por vários motivos, mas “o trabalho foi bastante significativo, pois foi possível atingir os objetivos propostos” – conforme o Relatório de 2008.

Projeto NIPS (Núcleo de Iniciação Profissional Simon) – Este projeto tem como objetivo proporcionar aos adolescentes e jovens um conhecimento prévio a uma iniciação profissional, preparando-os para o exercício da cidadania. Foram matriculados 164 adolescentes. Houve 51 desistências por motivos de inserção no trabalho informal para ajudar a família e outros por motivo de mudança pra outras cidades ou não se identificaram com as oficinas.
Cursos oferecidos: Mecânica de motores ciclo, otto e diesel, Metalurgia, Corte e Costura Industrial e eletricidade predial e industrial, além de outras atividades que visam uma formação humana e cognitiva. Vinte empresas de Alagoinhas ofereceram 20 vagas aos alunos para estágio.

Projeto NOC (Núcleo de Oficinas Comunitárias) - O objetivo principal deste projeto é fortalecer o vínculo das crianças e adolescentes que se encontram em situação de rua ou em iminência para tal, com a família, a comunidade, e a escola, favorecendo o deslocamento do espaço transitório do centro da cidade, para a convivência no bairro de origem. Inicialmente, 190 crianças e adolescentes foram atendidos.

Projeto Casa de Acolhimento Provisório
- Seu objetivo é acolher provisoriamente, em espaço que reproduza um ambiente familiar, crianças e adolescentes em situação de abandono ou desestruturação familiar profunda, vítimas de exploração sexual, de maus tratos ou que estejam de passagem pela cidade, a fim de que possam retornar à família de origem ou serem encaminhadas a famílias substitutas, a partir do restabelecimento dos vínculos familiares. O programa tem como meta atender 25 crianças e adolescentes. Hoje a casa conta com 17 crianças e adolescentes, os quais tem acompanhamento sistemático por toda equipe.

Psicologia – O serviço de psicologia da PAMA, durante o ano de 2008, realizou diversas atividades concernentes á proteção dos direitos das crianças e adolescentes inseridos em programas da instituição, exercendo assim, um papel fundamental em todos os processos institucionais, no que diz respeito a processos de funcionários e de inserção das crianças e dos adolescentes nos programas, atendimentos individuais e grupais bem como na formação de educadores e educandos e acompanhamento da Casa de Acolhimento provisório. A psicóloga acompanhou sistematicamente um caso de adolescentes em liberdade assistida encaminhados pela Juíza da Comarca; realizou várias visitas ao Conselho Tutelar de Alagoinhas e Acajutiba e ao Fórum para retorno ao lar de algumas crianças da Casa de Acolhimento, além de participar de vários eventos institucionais.

Serviço Social – Este serviço teve, neste ano, um papel fundamental no processo de desenvolvimento das atividades desenvolvidas pela instituição. Entre outras atividades, atuou de forma marcante no Abrigo provisório, realizando visitas domiciliares às famílias de origem, acompanhamento das crianças e dos adolescentes para reinserção familiar, como também, visitas periódicas à Vara da Infância e Juventude, ao Ministério público e conselho tutelar, tanto municipal como de cidades vizinhas.

Serviço de Recursos humanos – Suas atividades foram realizadas em conjunto ou separadamente. Os trabalhos em conjunto deram-se com Processos Seletivos da Casa de Acolhimento e do Programa NIPS; formação dos educandos no programa VASCO, reuniões pedagógicas, visitas ao Ministério Público, Conselho Tutelar, Fórum, Vara da Infância e Juventude e algumas visitas domiciliares, além de mais outras atividades.

CONVIVER: Programa de Acompanhamento ás Famílias - O Objetivo deste programa é criar condições para que as famílias façam uma releitura crítica da sua situação sócio-familiar a fim de se tornarem sujeitos de transformação da sua própria realidade. O programa conta hoje com cinco núcleos, atendendo a 80 famílias.

Programa de Acompanhamento Escolar – Objetivo: Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, conferindo a frequência das crianças e adolescentes atendidos pela Pastoral do Menor em parceria com as escolas do ensino formal onde estão inseridos. Faz acompanhamento anual, de dois em dois meses, a 36 escolas. Vale lembrar que algumas escolas mostraram interesse em colaborar de verdade para ajudar no processo de crescimento educacional de cada criança e adolescente.

A PAMA encerrou seu relatório das atividades de 2008, com a seguinte consideração: “Podemos então concluir que a PASTORAL DO MENOR, no ano de 2008, conseguiu atingir metas bastante significativas em relação a todo o trabalho realizado e oferecido às nossas crianças, adolescentes, jovens e famílias das nossas comunidades de Alagoinhas. Sabemos que todo o esforço da instituição deixará, sem dúvida alguma, marcas que certamente proporcionarão mudanças significativas na vida de todos aqueles que usufruíram dos esforços empreendidos pela instituição”.

Um comentário:

  1. Gostei muito de ver que a nossa "Pastoral do Menor de Alagoinhas" mereceu neste blog um espaço de destaque. Agradeço de coração! Coisas assim encorajam a gente a continuar firme o trabalho!

    Um pequeno acréscimo:
    Esta pergunta foi a vencedora em um congresso internacional sobre vida sustentável.
    "Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
    Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?!?!"

    ResponderExcluir